20 dancers for the XX century and even more, extracts
Duração: 2h30 horas
M/6 | M/16
20 dancers for the XX century and even more, extracts é um arquivo vivo. Doze bailarinos atuam, relembram, apropriam, recriam, ensinam e transmitem obras a solo aclamadas, embora esquecidas, do século passado que foram originalmente concebidas ou interpretadas por alguns dos bailarinos, coreógrafos e artistas modernistas e pós-modernistas mais relevantes. Cada artista apresenta o seu museu, onde o corpo é o derradeiro espaço para o museu da dança.
Mais que um legado, este projeto lida com uma espécie de arqueologia: escavando gestos do passado, interpretados pelo corpo de um bailarino no presente. Metafórica e muito literalmente, a coleção para um museu da dança reside dentro e através do corpo dos bailarinos. O corpo é o armazém mais ativo, educado por gestos, pleno de memórias prestes a serem ativadas para o presente e futuro. Este projeto apresenta uma abordagem indomada da história, onde os bailarinos executam tarefas fazendo essencialmente o que desejam – retirando das suas memórias, do seu conhecimento de danças a solo históricas, dos seus próprios hábitos de movimento, da sua disposição. Trata-se, na verdade, de investigação, um tipo diferente de abordagem museológica.
Os bailarinos, artistas, atores deste projeto são livres de escolher e lembrar, ensinar, expor, falar, demonstrar, recriar, reapropriar, olhar para as obras a solo que dejesam. Algumas das obras são esquecidas, outras conhecidas por todos... algum do conhecimento vem da educação infantil, outro de serem intérpretes regulares da obra, outro ainda de reapropriações indomadas, homenagens, ou leitura de partituras/textos. Não existe palco porque o projeto insiste na versatilidade dos artistas: não há “programa” a seguir, ninguém sabe exatamente quando ou o que está a ser apresentado por quem. Mas são todos convidados a trocar, falar, perguntar, comentar.
Conceito: Boris Charmatz
Intérpretes: Laura Bachman, Olga Dukhovna, João Fiadeiro, Johanna Elisa Lemke, Fabrice Mazliah, Julien Monty, Pol Pi, Marlène Saldana, Bruno Senune, Asha Thomas, Frank Willens, Gilberto Gabriel
Direção técnica: Sacha D’Enfert
Produção e distribuição Terrain
Assistência à direção: Hélène Joly
Direção de produções: Lucas Chardon, Martina Hochmuth
Gestão de produção: Briac Geffrault, Lola Serre
Com o apoio de:


Outros em