MOVING LANDSCAPES
Duração: 120 min.
M/6
Nos últimos seis anos, QUARTO, um duo de artistas, tem transportado um enorme cubo de metal por diferentes paisagens do mundo inteiro. Através de montanhas, desertos, campos, cidades e rios, o cubo tem passado por paisagens onde estas são movidas e emolduradas pelo cubo. Numa ação aparentemente extenuante e distópica que levanta questões sobre a nossa relação com a natureza do nosso estilo de vida consumista. Como viver em casas quadradas, sentados em cadeiras quadradas, a olhar para os nossos ecrãs quadrados e a dormir em camas quadradas moldou e enquadrou a sua experiência do mundo. A motivação e desejo de QUARTO é abrir-nos a novas possibilidades e perspetivas que nos possam permitir reconectar com as nossas paisagens interiores e exteriores.
A performance desafia perceções convencionais de espaço e convida o público a refletir sobre os limites impostos pelo nosso estilo de vida contemporâneo. Ao usar o cubo como lente, QUARTO encoraja os espectadores a contemplar o mundo natural no seu estado cru e sem filtros, justaposto às estruturas rígidas a que nos habituámos. Esta proposta artística não sublinha apenas a dissonância entre os nossos ambientes construídos e as paisagens naturais como procura inspirar uma ligação mais profunda com a terra. QUARTO espera incentivar um diálogo sobre a sustentabilidade, encorajando uma mudança para outras formas de viver que honrem igualmente os nossos mundos interior e exterior. Moving Landscapes serve para nos lembrar da beleza e complexidade da natureza, incentivando-nos a reconsiderar a forma como habitamos e interagimos com o nosso planeta.
Coreografia & conceito: Anna af Sillén de Mesquita & Leandro Zappala
Performance: Anna af Sillén de Mesquita, Leandro Zappala, Ana Renata Polónia & Sara Santervás Sanchéz
Coordenador técnico: Tobias Hallgren (Lumination of Sweden)
Consultor de som: Philippe Boix-Vives
Co-produção: Weld & Dansens Hus (Sweden)
Colaborações: MDT (Sweden), Breaking Walls Festival Cairo (Egypt), ZONA & Festival (Romania), Art Safiental Biennale (Schweiz) & Art Stations Foundation, Susch Museum (Schweiz).
Apoio: Swedish Arts Council & Swedish Arts Grants Committee
Outros em