25_AP12_EDNI_Né Barros
30 de Maio às 21H30 e 31 de Maio às 22H00
DANÇA
Auditório de Serralves

EDNI

JOÃO MARTINHO MOURA E NÉ BARROS

Duração: 45 min.

M/6


EDNI situa-se na intersecção da performance e media art que Né Barros e João Martinho Moura têm desenvolvido, trabalho onde a presença, a memória e duplicação de universos se articulam em narrativas alternativas. EDNI é a expressão, de João Martinho Moura, para um Espaço Denso e Não Ilimitado e que, neste projeto, se apresenta como um campo magnético. É em diálogo com este lugar simultaneamente físico e ficcional que surgem projeções de imagens produzidas também pela IA, no limite da sua distorção, de mulheres que nos convocam uma serenidade e suspensão de uma memória de um corpo matricial e sensual. À medida que a IA se torna mais presente, o artista enfrenta outro limite, lutando entre presença orgânica e artificial. Estes corpos desvelam uma condição da mulher como imagens trans-temporais. EDNI é um espetáculo híbrido onde o corpo performático, os corpos projetados e um pêndulo materializam um campo magnético e a relação poética entre o movimento mecânico e repetitivo, movimento necessário de libertação e de recondução a um centro e o gesto desviante sem finalidade e contingente.

"De forma alternada, as narrativas visuais de EDNI resistem a enunciados dominantes e transportam consigo mapas particulares que nos arrastam para atmosferas próximas da beleza do voo e da extensão de linhas imaginárias. Não é apenas o movimento que encontra a arte, é o sentido que convoca o inaudível, a possibilidade da transgressão que se faz anunciar. Inundada de luz, a escuridão abre o caminho do gesto. É este que, projetando radicalmente a complexidade da escolha, se torna corpo e dissolve na escultura que glorifica o tableau vivant." (Eduarda Neves)

serralvesemfesta.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile