WACLAW ZEMPI & SAAGARA
Duração: 60 min.
M/6
Em finais de 2012, Waclaw Zimpel, inspirado pelo legado musical de Terry Riley e La Monte Young, viajou até à Índia em busca das raízes que influenciaram os pioneiros do minimalismo seus antecessores. Mergulhando na música carnática sob a orientação de mestres experientes durante a sua estadia inicial, Zimpel viu-se cativado pelos pormenores rítmicos e riqueza melódica da tradição.
No seu regresso, Zimpel propôs a formação de Saagara durante uma conversa casual com novos amigos em Bangalore, marcando a génese da banda. No entanto, Zimpel demorou mais de um ano para dominar o ancestral sistema carnático, através da prática dedicada, em particular dado o calibre dos seus colaboradores, incluindo Ghiridhar Udupa, Aggu Baba, K. Raja e Mysore N. Karthik.
A tournée de estreia resultou em gravações que culimaram no álbum inaugural dos Saagara, misturando composições carnáticas com elementos contemporâneos. À medida que Zimpel mergulhava ainda mais na música eletrónica, as colaborações com produtores como mooryc, James Holden e Shackleton enriqueceram a sua paleta sónica.
Em 2018, Zimpel visualizava já uma fusão de sons eletrónicos ocidentais com tradições musicais ancestrais, visão essa realizada no terceiro álbum dos Saagara. Gravado em Bangalore e aperfeiçoado no seu estúdio em Varsóvia, “3” entrelaça impecavelmente sequências eletrónicas repetitivas com os ritmos hipnóticos da percussão carnática, evocando uma experiência musical transcendente.
“3” é uma prova incontestada da capacidade de Zimpel de unir mundos musicais diversos, criando um som que desafia géneros musicais e que transcende fronteiras culturais.
Outros em