VOLTAR

Joana Providência
Lugar de Contactos
Imagem Preset XL
01 Junho
12:30
Artes Performativas
Clareira das Bétulas

Parceiro

Academia Contemporânea do Espectáculo – Teatro do Bolhão

Coreografia de Joana Providência

Parceria: ACE Escola de Artes

“Lugar de Contactos” é um projeto coreográfico da ACE Escola de Artes desenvolvido em torno do universo da obra da Pina Bausch, com especial foco no seu trabalho Kontakthof (lugar de contactos). Partindo do método “baushiano” de interpelação dos seus intérpretes/dançarinos através da entrega de questionários como fonte de inspiração, a coreógrafa Joana Providência apresenta em “Lugar de Contactos” uma série de situações onde o tema do amor se desdobra em contactos tímidos, agressivos, fugidios ou exuberantes.

A coreógrafa Joana Providência tem desenvolvido uma linguagem pessoal de composição, onde privilegia a relação intérprete/coreógrafo. A matriz do seu processo criativo baseia-se num diálogo construído a partir da apresentação de uma série de propostas para as quais os intérpretes desenvolvem respostas. O uso da palavra (o texto é um dos pontos de partida), a utilização de espaços arquitetónicos (como elementos do processo criativo), a escolha de atores (justificada pela sua capacidade de integrarem palavra com movimento) são elementos estruturantes do seu trabalho.


ACE ESCOLA DE ARTES
Fundada em 1990, a ACE Escola de Artes é uma referência nacional na formação nas Artes do Espetáculo e a sua atividade divide-se em quatro cursos profissionais: Cenografia, Figurinos e Adereços; Interpretação; Luz, Som e Efeitos Cénicos e Interpretação e Animação Circenses. Ao longo do percurso escolar os formandos relacionam-se com todos os elementos que compõem o mundo do espetáculo, o que permite uma experiência aproximada do meio profissional e suas práticas, fomentando o trabalho coletivo de forma a valorizar as dimensões ética e intelectual da aprendizagem.

A ACE Escola de Artes está sediada no Palácio de Bolhão desde 2015, ano em que abriu também um pólo em Vila Nova de Famalicão.

Site: ace-tb.com


JOANA PROVIDÊNCIA
Nasceu em Braga, em 1965.Iniciou os seus estudos em dança com Fernanda Canossa.

Em 1989 terminou o curso da Escola Superior de Dança do IPL.Integra desde 1995 a ACE Escola de Artes na qualidade de docente responsável pelo departamento de movimento do curso de Interpretação e também como elemento da direção artística da escola.Integra a companhia de teatro promovida por aquela entidade, o Teatro do Bolhão, sendo membro da sua direção.

No seu trabalho coreográfico, Joana Providência tem desenvolvido uma linguagem pessoal de composição, onde privilegia a relação intérprete/coreógrafo. A matriz do seu processo criativo baseia-se num diálogo construído a partir da apresentação de uma série de propostas para as quais os intérpretes desenvolvem respostas. O uso da palavra (o texto é um dos pontos de partida), a utilização de espaços arquitetónicos (como elementos do processo criativo), a escolha de atores (justificada pela sua capacidade de integrarem palavra com movimento) são elementos estruturantes do seu trabalho.

Como coreógrafa tem desenvolvido diversos projetos dos quais destaca, Terra Quente, Terra Fria a partir da obra de Graça Morais, coprodução Teatro do Bolhão/Teatro Municipal de Bragança; Ladrões de Almas coprodução -Teatro do Bolhão/ Culturgest; Mão na Boca, coprodução -Teatro do Bolhão/ Fundação de Serralves, a partir da obra de Paula Rego; Mecanismos , espetáculo que lhe valeu o Sete de Ouro – Prémio Revelação. Participou em diversos festivais como: New Moves, Glasgow (Escócia), Festival de Otoño /Madrid, Spring Dance (Holanda) e Klapstuck (Bélgica), Tanzplattform (Frankfurt).