VOLTAR

Joan Jonas
Mirror Piece I & II: Reconstruction, 1969/2018–19
Imagem Preset XL
01 JUNHO
15:00
Artes Performativas
Auditório

Reconstrução assitida pela pela Directora de Movimento, Nefeli Skarmea

Espelhos longos e pedaços de vidro são transportados com cuidado e lentamente pelos performers num esquema coreografado. Os espelhos funcionam como objetos de tarefas e ações e, ao mesmo tempo, fragmentam o espaço da performance, capturando e refletindo continuamente os espetadores presentes.
Apresentada pela primeira vez em 1970, a peça Mirror Piece nunca foi registada em filme. Jonas baseou a sua reconstrução em apontamentos e fotografias, partindo dosentimento da peça original.
Esta nova versão será recriada por Joan Jonas, acompanhada por Nefeli Skarmea e contará com a participação de quinze performers, recrutados localmente.

Joan Jonas é uma figura central da performance de meados dos anos 1960. Em obras que examinavam problemas espaciais e percetuais, Joan Jonas fundiu elementos dadança, do teatro moderno e convenções dos teatros japoneses Noh e Kabuki com as artes visuais. A investigação por Jonas da subjetividade e da objetividade éarticulada por meio de um vocabulário pessoal idiossincrático de gestos ritualizados e de autoanálise. Atuando frequentemente com máscaras, véus ou trajes de época,Jonas usa o disfarce e o guarda-roupa para estudar a semiótica pessoal e cultural dos gestos e símbolos femininos. Entre as estratégias formais típicas de Jonas contam-sea manipulação do espaço teatral, o vídeo, o uso do desenho para enriquecer a densidade de textura e conteúdo e a utilização de objetos que transmitem significado enquanto ícones, arquétipos e símbolos culturais. A sobreposição de espelhos e imagens refletidas é um dos seus dispositivos mais marcantes e presentes na sua obra.

Em articulação com a exposição “Joan Jonas”, no Museu de Serralves , serão apresentadas as recriações das peças Mirror Piece I&II, no Auditório de Serralves.


Performers: Catarina Marcos, Catarina Vilar Marques, Diana Oliveira Vieira, Douglas Melo, Guilherme de Sousa, Helena Martos, Helena Martos, Maria Falcão, Josefa Pereira da Silva, Leonor Mendes, Liliana Raquel Santos Oliveira, Magda Almeida, Sancha Meca Castro, Sara Santervás, Teresa Queirós, Valentina Parravicini

Imagem: Joan Jonas, Mirror Piece I, 1969, performance, Bard College, Annandale-on-Hudson, New York, 1969. Photo by Joan Jonas © 2019 Joan Jonas