VOLTAR

Conversa entre Francesco Bonami e Philippe Vergne
POST: THE WORKS OF ART IN THE AGE OF SOCIAL REPRODUCIBILITY
Imagem Preset XL
31 Maio
18:00
Conversa
Auditório

Numa iniciativa da leiloeira Phillips e da Escola das Artes (UCP) em parceria com a Fundação de Serralves, Francesco Bonami estará no Auditório de Serralves para nos falar das "obras de arte na idade da sua reprodução social”, em diálogo com o novo diretor do Museu de Serralves, Philippe Vergne.

Em tempos, "post” referia-se a algo que olhava para trás, i.e. o pósmoderno; hoje "post” é a melhor forma de descrever o nosso presente infindável.

Os social media mudaram a nossa relação com a arte. De algo para onde dirigíamos o olhar, a obra de arte tornou-se plano de fundo para selfies ou, na melhor das hipóteses, companhia para as nossas selfies.

Esta conversa surge no contexto dos Seminários com convidados da pós-graduação em Mercados e Coleções de Arte, organizada pela Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa em parceria com a leiloeira Phillips e a Fundação de Serralves.

Francesco Bonami assumiu o papel de curador pela primeira vez em 1993, quando organizou uma secção da ala para artistas emergentes da Bienal de Veneza, na qual incluiu os então desconhecidos Maurizio Cattelan e Damien Hirst. Desde então, ele dirigiu e foi curador da Bienal de Veneza em 2003, da SITE Santa Fe Biennial em 1997, da Bienal de Whitney de 2010 e organizou exposições importantes na Whitechapel Art Gallery, na Hayward Gallery e na Fundação François Pinault, entre muitas outras.

Diretor Honorário da Fondazione Sandretto Re Rebaudengo, Bonami é um conselheiro do CEO da Phillips, Edward Dolman. A sua exposição de esculturas de grande dimensão A Very Short History of Contemporary Sculpture, marcou a inauguração da Phillips'30 Berkeley.